9.12.11

Sobre essas aprendi algo

além do que sabia, que se chamam Iris, que  suas flores são fugazes, espetáculo de apenas um ou dois dias, e no entanto sempre que abrem, por acaso, estou lá, bem longe de minha casa.  Aprendi que são duas espécies diferentes, embora pareçam tão iguais. Mostro aqui o que vi : E explico o que me foi explicado.





A primeira diferença, se vê por baixo das pétalas



Uma  tem as pétalas mais finas, azuladas também em sua parte inferior, com chuva, não se sustentam abertas, são mais frágeis


 As outras tem  as pétalas mais espessas, de um tom quase dourado por baixo.



 Umas tem o caule ( é assim que se diz ?)  próprio da flor  mais curtos
a outra os tem mais  longos 

mas se misturam nesse caminho





.

3 comentários:

São disse...

LIndas , mesmo!

E as fotos conseguiram apanhae bem essa bonoteza.

O meu grato abraço

O meu pensamento viaja disse...

Fotos incrivelmente belas, verdadeiras pinturas.

Paula Barros disse...

Flores delicadas, bonitas, especiais nas cores. Fantástica coleção de fotos, de flores.